lunes, 11 de abril de 2011

Paradoxos famosos

   Em sentido amplo, «paradoxo» significa o que é «contrário à opinião recebida e comum», ou à opinião admitida como válida. Em Filosofia, paradoxo designa o que é aparentemente contraditório, mas que apesar de tudo tem sentido. Em Matemática, fala-se muitas vezes de paradoxo matemático ou paradoxo lógico, ou seja, de uma  contradição deduzida no seio dos sistemas lógicos e das teorias matemáticas.
   No entanto, as fronteiras do conceito de paradoxo não estão muito bem definidas. As ideias de conflito ou de dificuldade insuperável parecem acompanhar de forma estável a ideia de paradoxo. Mas, demasiado gerais, elas podem servir também para caracterizar «antinomia» (que originariamente significava conflito entre duas leis) ou «aporia» («caminho sem saída»).
    Os paradoxos são conhecidos e discutidos desde a antiguidade e o seu aparecimento tem impulsionado, em vários casos, um estudo mais rigoroso e profundo dos fundamentos da matemática.

Alguns dos paradoxos mais conhecidos
  • Paradoxo do Mentiroso, de Epiménides ou do Cretense
  Epiménides é cretense e afirma que todos os cretenses mentem.
Se Epiménides for cretense e se todos os cretenses mentem então, quando Epiménides afirma: “Todos os cretenses mentem” está  a dizer verdade. Portanto Epiménides não mente quando afirma que todos os cretenses, incluindo ele próprio, mentem.
   Agora bem Epimerides é cretense e por isso mente sempre isto é, neste caso Epiménides mente e não mente!!! 
  • O paradoxo do Crocodilo 
  Um crocodilo rouba uma criança. Quando a mãe reclama, o crocodilo faz a seguinte proposta: “devolverei a sua criança se você adivinhar corretamente se eu a devolverei ou não”. A mãe responde: “Você não vai devolver a minha criança”. O que o crocodilo deve fazer?  
Se ele devolver a criança então não pode devolver, pois a mãe errou. Mas, se o crocodilo não a devolve, então tem que devolver, pois a mãe respondeu correctamente.
  • O paradoxo do barbeiro (ou Paradoxo de Russell)
  Existe a seguinte versão popular do paradoxo de Russell:
Há em Sevilha um barbeiro que reúne as duas condições seguintes:
  1. Faz a barba a todas as pessoas de Sevilha que não fazem a barba a si próprias.
  2. Só faz a barba a quem não faz a barba a si próprio.
  O paradoxo surge quando tentamos saber se o desventurado barbeiro faz a barba a si próprio ou não. Se fizer a barba a si próprio, não pode fazer a barba a si próprio, para não violar a condição 2; mas se não fizer a barba a si próprio, então tem de fazer a barba a si próprio, pois essa é a condição 1.
Pode-se resolver o paradoxo do barbeiro dizendo que esse barbeiro e essa aldeia não existe. Solução fácil demais...  
  • O paradoxo na Viagem no Tempo 
  É uma questão de viajar no tempo… se viajar no tempo ao passado para matar o meu avô, então não nasço. Porém, se eu não nasço, não viajo no tempo e não mato o meu avô, mas mesmo assim, nasço e viajo no tempo, assim como mato o meu avô. Contudo, não nasço e não viajo no tempo.

Paradoxos breves

  • É proibido proibir.
  • Tens uma missão: essa missão é não aceitar a missão. Aceitas?
  • Não leias esta frase!
  • "Toda a regra tem uma excepção". Se considerarmos isso uma regra, então essa mesma deve ter uma excepção. Se tem excepção então há regra sem excepção.
  • Se não receber esta carta, deve ter-se extraviado; nesse caso, escreva-me e comunique-me.
  • Um queijo suíço tem buracos; Quanto mais queijo, mais buracos; Quantos mais buracos, menos queijo; Logo, quanto mais queijo, menos queijo! 
  • Tudo o que é bom e barato, é raro; Tudo o que é raro tende a ser caro. Logo, tudo o que é bom e barato é caro!
 

2 comentarios:

Porque tu opinión vale mucho...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por qué Aprendiz de ArteSano?

Teniendo en cuenta que la principal razón de existir de este blog es la de compartir y multiplicar conocimientos, solo intento socializar el Arte (medio a través del cual un individuo expresa sentimientos, pensamientos e ideas) de una forma Sana.
Me ayudas?, te espero...
ButtonsHut.com